Aumenta pedidos de falência em outubro

O número de pedidos de falência subiu 21,6% em outubro na comparação com setembro de 2012. Os dados são da Boa Vista Serviços S/A, com abrangência nacional. No acumulado do ano o número de pedidos de falência apresenta crescimento de 20,8% contra o mesmo período de 2011. Em relação ao mesmo mês de 2011, os pedidos de falência cresceram 19,7%.

Falências Decretadas

As falências decretadas, por sua vez, recuaram 2,3% em outubro e acumulam crescimento de 9,2% no ano ante o mesmo período de 2011. Sobre setembro de 2011 o número de falências decretadas aumentou 43,3%.

Recuperação Judicial

Os pedidos de recuperação judicial e o deferimento dos pedidos de recuperação recuaram em setembro, mas continuam com forte tendência de alta no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período de 2011. A tabela 1 resume os dados.

A desaceleração da economia observada em 2011 e que se estende por 2012 tem trazido efeitos sobre a capacidade de pagamento das empresas, prejudicando o desempenho financeiro e contribuído para a elevação os pedidos de falência e de recuperação judicial em 2012. A elevação da inadimplência dos consumidores e empresas ocorrida em 2011 e início de 2012, também se refletem na capacidade de geração de caixa das empresas.

Espera-se que a retomada da economia ainda em 2012 ajude a melhorar este quadro. O cenário favorável do mercado de trabalho, a redução das taxas de juros e a manutenção das isenções de impostos em alguns setores da economia ainda não aliviaram os riscos de insolvência, mas podem contribuir para aliviar a pressão sobre a geração de caixa das empresas.

Fonte: Migalhas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s