UTILIDADE PÚBLICA – RECALL – Cadeiras de bebê

Quatro fabricantes de cadeirinhas de bebê para carros anunciaram recall.

A Secretaria de Defesa do Consumidor doMinistério da Justiça anunciou que quatro empresas apresentaram problema as cadeiras de carro para bebês das marcas:

– Chicco modelos Autofix e Synthesis
– Burigotto modelo Neonato
– Peg Pérego modelos Tri Fix K e Navetta XL
– Galzerano modelo Picolina

A justificativa para a devolução dos produtos é a mesma: há risco de o fecho do cinto de segurança abrir se o carro bater. Os fabricantes garantem que não foi registrado nenhum acidente e que a medida é preventiva.

O Ministério da Justiça lembra que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor tem que consertar ou trocar o produto com defeito.

ENTENDA MAIS:

Chicco e Burigotto fazem recall de fivela de cadeira de bebê para carros. 
Problema em fecho pode acarretar desprendimento da criança. Campanha abrange 7.842 unidades da Chicco e 5.122 da Burigotto.

s marcas de produtos infantis Chicco e Burigotto anunciaram um recall da fivela do cinto de segurança de cadeiras de bebê para automóveis (bebê-conforto) em razão do risco de abertura do fecho em caso de batida e eventual desprendimento da criança do dispositivo.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, a campanha de chamamento envolve o modelo Auto-Fix, da Chicco, equipados com o dispositivo “Daphne 0” e comercializadas entre 1º de janeiro de 2010 e 16 de maio de 2013. No caso da Burigotto, fazem parte da campanha de recall os modelos Burigotto Neonato, Peg-Pérego Tri-Fix K e Navetta XL, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013.

De acordo com a Burigotto, a campanha abrange 5.122 produtos colocados no mercado de consumo. Já a Artsana Brasil Ltda (Chicco) informou ao governo que o recall abrange 7.842 unidades.

“Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que o defeito detectado no fecho fornecido pela empresa italiana pode resultar na abertura do cinto de segurança da cadeira/berço em caso de impacto do veículo, o que, segundo o Departamento Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), pode acarretar lesões graves às crianças e a demais ocupantes do veículo”, afirmou a secretaria, em comunicado.

Burigotto traz informação sobre recall de modelos de bebê-conforto em seu site  (Foto: Reprodução)
Burigotto traz informação sobre recall de modelos de bebê-conforto em seu site (Foto: Reprodução)

Tanto a Chicco quanto a Burigotto publicaram alerta em seus sites no Brasil, com as imagens dos produtos envolvidos no recall e instruções para os consumidores.

O texto de ambas informa que “a Sabelt, empresa líder no setor de segurança infantil e fabricante de cintos e fivelas de segurança, detectou que um modelo específico de fivela poderia apresentar um defeito de produção capaz de comprometer a segurança do artigo”.

Chicco publicou um alerta em sua página com as imagens dos produtos envolvidos no recall (Foto: Reprodução)
Chicco publicou um alerta em sua página com as imagens dos produtos envolvidos no recall (Foto: Reprodução)

A Chicco afirma ter utilizado esse modelo de fivela nos produtos Chicco Auto-Fix e Chicco Synthesis (não comercializado no Brasil), vendidos individualmente ou como componentes dos sistemas para passeio Trio Living, S3, Scoop e Tour 4. A Burigotto informa que os modelos envolvidos são o berço portátil para automóveis Burigotto Berço Neonato, e os modelos Navetta XL berço portátil e a cadeira para auto Trifix K, ambos da Peg-Pérego.

A Chicco destaca, entretanto, que não recebeu até hoje qualquer sinalização de defeito por parte do mercado e que o recall é uma “medida de precaução”. A Burigotto também afirma que, “mesmo não havendo qualquer notificação de acidente, a Burigotto e a Peg-Pérego, preventivamente, iniciaram uma campanha nacional de controle e verificação”.

A Sabelt também divulgou um comunicado sobre o problema em sua página na internet,informando as marcas que utilizam a fivela.

No caso da Chicco, mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 2000210, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, ou pelo site http://www.chicco.com.br. A Burigotto  coloca o telefone 0800 770 2298 à disposição dos clientes, que também podem obter mais informações pelo site http://www.burigotto.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/recall).

Fonte: G1.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s